segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Caracteres da perfeição

 

CEV- 08-02-21

ESE - Cap. XVII – SEDE PERFEITOS.[1]

Caracteres da perfeição – O homem de bem – Os bons espíritas – Parábola do semeador – Instruções dos Espíritos – O dever – A virtude – Superiores e inferiores – O homem no mundo – Cuidar do corpo e do espírito.

Item 2 – Caracteres da perfeição.[2]

Desde que é Deus a perfeição infinita em todas as coisas, a máxima “ Sede perfeitos como também vosso Pai celestial é perfeito” tomada ao pé da letra, suporia a possibilidade de alcançarmos a perfeição absoluta. Se fosse  dado à criatura ser tão perfeita quanto o seu Criador, ela o igualaria, o que é inadmissível. Mas os homens aos quais Jesus se dirigia não teriam compreendido essa questão. Ele se limitou, portanto, a lhes apresentar um modelo e dizer que se esforçassem para atingi-lo. Devemos, pois, entender, por essas palavras, a perfeição relativa de que a humanidade é suscetível, e que mais pode aproximá-la da Divindade. Em que consiste essa perfeição? Disse-o Jesus: !”Amai a vossos inimigos, fazei o bem ao que vos tem ódio; e orai pelo que vos perseguem e caluniam”. Com isso ensinou que a essência da perfeição é a caridade em sua mais alta acepção, porque implica a prática de todas as outras virtudes.

Com efeito, se observarmos o resultado de todos os vícios, e mesmo dos simples defeitos reconheceremos que não há nenhum que não altere mais ou menos o sentimento de caridade, porque todos nascem do egoísmo e do orgulho, que são a sua negação, visto que tudo o que sobrexcita o  da personalidade destrói, ou, pelo menos enfraquece os elementos da verdadeira caridade, que são: a benevolência, a indulgência, a abnegação e o devotamento. Não podendo o amor ao próximo, levado até ao amor dos inimigos, aliar-se a nenhum defeito contrário à caridade, aquele amor é sempre, portanto, indício de maior ou menor superioridade moral, donde decorre que o grau da perfeição está na razão direta da sua extensão. Foi por isso que Jesus depois de haver dado aos seus discípulos as regras da caridade, no que tem ela de mais sublime, lhes disse: “Sede perfeito, como também vosso Pai celestial é perfeito”.[3]



[1] O LIVRO DE ALLAN KARDEC – toda obra editada em um único volume – Opus Editora Ltda – SP – O Evangelho Segundo o Espiritismo, p. 620.

[2] Idem, item 2 - p. 620.

[3] Idem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário