segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Fazer o bem sem ostentação

CEV- 03-08-20

ESE -  Cap. XIII – QUE A MÃO ESQUERDA NÃO SAIBA O QUE FAZ A DIREITA. [1]

Fazer o bem sem ostentação - Os infortúnios ocultos  - O óbolo da viúva – Convidar os pobres e estropiados – Obsequiar sem esperar retribuição – Instruções dos Espíritos: A piedade – Os órfãos – Benefícios pagos com ingratidão – Beneficência exclusiva.

Item – 1 – Fazer o bem sem ostentação.[2]

Guardai-vos, não façais as vossas boas obras diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis a recompensa da mão de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, dás a esmola, não faças tocar a trombeta diante de ti, como praticam os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem honrados dos homens; em verdade vos digo que eles já receberam a sua recompensa. Mas quando dás a esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; para que a tua esmola fique escondida e teu Pai vê o que fazes em segredo, te pagará. (Mateus, VIII: 1-4).[3]

 

GÊNESE – Cap. XI – item – 9.[4]

 

O progresso é a condição normal dos seres espirituais, e a perfeição relativa é o fim a que eles devem atingir; ora, desde que Deus tenha criado, de toda a eternidade, e cria incessantemente, também eternamente tem havido seres que atingiriam o ponto culminante da escala.

Ante que a terra existisse, mundos haviam sucedido a mundos, e quando a Terra saiu do caos dos elementos, o espaço era povoado de seres espirituais em todos os graus de adiantamento, desde aqueles que começavam a vida até aos que eternamente haviam tomado posição entre os puros. Espíritos, vulgarmente chamados anjos.



[1] O LIVRO DE ALLAN KARDEC – toda obra editada em um único volume – Opus Editora Ltda – SP – O Evangelho Segundo o Espiritismo, p. 595.

[2] Idem, item 1 - p. 595.

[3] Idem.

[4] O LIVRO DE ALLAN KARDEC – toda obra editada em um único volume – Opus Editora Ltda – SP – Cap. XI, Gênese Orgânica, item, 9, pp. 962/964.


Nenhum comentário:

Postar um comentário