terça-feira, 23 de junho de 2020


CEV- 15-06-20
ESE -  Cap. X –  BEM AVENTURADO OS MISERICORDIOSOS [1]

Item 14.[2]
“Quantas vezes perdoarei ao meu irmão? Não perdoareis sete vezes, mas setenta vezes sete vezes”. Eis aí uma dessas sentenças de Jesus que mais devem ferir-vos a inteligência e falar mais alto ao coração. Analisai essas palavras de misericórdia, tão simples e concisas, e tão profundas em seus objetivos, e achareis sempre o mesmo pensamento. Jesus, o justo por excelência, respondeu a Pedro: “ Perdoarás, mas sem limites; perdoarás cada ofensa sempre que te ofendam; ensinarás aos teus irmãos esse esquecimento de si mesmo, que os tornará invulneráveis ao ataque, aos maus procedimentos e às injúrias. Serás manso e humilde de coração, não limitando nunca a tua mansuetude. Farás, enfim, o que desejas que o Pai Celeste faça por ti. Não te tem Ele perdoado sempre, e porventura contou o número de vezes que o Seu perdão tem vindo apagar as tuas faltas?.[3]
O conceito de perdão, segundo o Espiritismo, é idêntico ao do Evangelho, que lhe é fundamento: concessão, indefinida, de oportunidades para que o ofensor se arrependa, o pecador se recomponha, o criminoso se libere do mal e se erga, redimindo, para a ascensão luminosa. Quem perdoa, segundo a concepção espírita-cristã, esquece a ofensa. Não conserva ressentimentos. Ajuda o ofensor, muitas vezes sem que este o saiba. (162, cap. 20).[4]
[...] O perdão de Deus consiste na providencial concessão dos meios de resgate para todos os males praticados.

O caminho para evolução tem por necessidade o exercício do perdão. As vezes não conseguimos no primeiro momento, todavia, é preciso que se dê. Perdoar não significa que irá conviver ou torna-se amigo. A forma pensamento deve ser modificada, senão, a projeção de ódio, rancor, certamente transformará em energia deletéria a agregar em nosso perispírito. A prece sincera no momento da raiva é providência a ser adotada. Desta forma, nossos irmãos superiores virão em nosso socorro e com a mudança da vibração nos impregnam com as energias sublimes do mundo espiritual.
É um exercício diário. Vigiar para não cair. Nossos pensamentos e palavras juntos produzem energia capaz de prejudicar ao desafeto, e, pela lei de ação e reação, esta energia voltará para nós. As vezes um mau estar sem motivo aparente se instala em nós. A percepção destes eventos tem um condão de oportunizar a mudança de vibração pela prece sincera, então, estaremos aptos a exercer o mandamento do Cristo que é perdoar setenta vezes sete.


GÊNESE – Cap. X – item – 8

Tal é, em poucas palavras, a lei que preside à formação de todos os corpos da natureza. A inumerável variedade desses corpos resulta de limitadíssimos números de princípios elementares, combinados em proporções diferentes. Assim, o oxigênio, combinado em certas proporções com o carbono, o enxofre, o fósforo, forma os ácidos carbônico, sulfúrico, fosfórico; o oxigênio e o ferro formam o óxido de ferro, ou ferrugem; o oxigênio e o chumbo, ambos inofensivos, produzem os óxidos de chumbo, tais como o litargírio, o alvaiade, o mínio, que são venenosos.  O oxigênio, com as matérias chamadas cálcio, sódio, potássio, forma a cal, a soda, a potassa. A cal unida ao ácido carbônico, forma carbonatos de cal ou pedras calcárias, tais como o mármore, a greda ou o giz, a pedra de construção, as etalagtites das grutas; unida ao ácido sulfúrico, forma o sulfato de cal, ou gesso, e o alabastro; ao ácido fosfórico, o fosfato de cálcio, base sólida dos ossos; o cloro e o hidrogênio formam o ácido clorídrico; o cloro e o sódio formam o cloreto de sódio, ou sal marinho.[5]

Pai, dê-nos a tua misericórdia para que possamos passá-la adiante. Um só olhar fará com que purificamos nossos pensamentos. A tua vibração impregna nosso ser e estaremos contigo em mutação criativa. Ouça nosso lamento e abençoe a todos os necessitados de acordo com o merecimento de cada um. Obrigado por tudo. A paz, o amor e a esperança sejam constantes em nossos dias de evolução.



[1] O LIVRO DE ALLAN KARDEC – toda obra editada em um único volume – Opus Editora Ltda – SP – O Evangelho Segundo o Espiritismo, p. 578.
[2] Idem, item 14 - p. 581.
[3] Idem.
[4] O Espiritismo de A a Z/Coordenação de Geraldo Campetti Sobrinho, - 4ª.ed. – 5.imp. – Brasília: FEB, 2015, p. 681.
[5] O LIVRO DE ALLAN KARDEC – toda obra editada em um único volume – Opus Editora Ltda – SP – Cap. X, Gênese Orgânica, item, 8, p. 955/956.

Nenhum comentário:

Postar um comentário